Terça, 23 de Julho de 2024
49 99111-4949
Cultura Cultura

Fundação Catarinense de Cultura promove evento comemorativo pelo Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Foto: Metzger Fotografias / Divulgação Banda TremlComo parte das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 – 2024), a Fundaçã...

02/07/2024 20h04
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Metzger Fotografias / Divulgação Banda Treml

Como parte das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 – 2024), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, promove no dia 23 de julho, às 19h30, um evento especial no Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Na ocasião, com a participação de autoridades e convidados, haverá a apresentação da banda Treml, de São Bento do Sul. 

A histórica banda conta com mais de 110 anos de existência. No repertório da Treml estão canções tradicionais alemãs. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos em breve pelo site Sympla .

200 anos de imigração

Em 2024, celebram-se dois séculos da chegada da primeira leva representativa de imigrantes alemães em terras brasileiras. Ainda que a presença desse povo no Brasil seja registrada desde o século 16, somente em 1824 ocorreu a chegada do primeiro grupo representativo de alemães, onde hoje está situada a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Nos anos seguintes, a história registra outras sucessivas vindas de imigrantes alemães ao país. Em 1828, quatro anos depois do primeiro desembarque em terras gaúchas, chegaram os primeiros imigrantes destinados diretamente ao solo catarinense. Eles se estabeleceram no ano seguinte, 1829, na região da atual cidade de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.

Até o século seguinte, no entanto, essa presença cresceu e ocupou outras regiões de Santa Catarina. Seus costumes, língua e cultura integram, hoje, a identidade catarinense, ao lado de outras etnias que ajudaram a povoar nosso estado.

“Por isso, a fim de marcar a data, em maio de 2024 foi instituída uma Comissão que engloba diversas entidades, entre elas a FCC. O objetivo é organizar o Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, com atividades como a que ocorre no próximo dia 23”, explica o presidente da FCC, Rafael Nogueira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 16h05
27°
Tempo nublado

Mín. Máx. 23°

29° Sensação
0.81 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 10° Máx. 23°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 12° Máx. 25°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias