Terça, 23 de Julho de 2024
49 99111-4949
Cultura Cultura

Cineclube da Mostra de Cinema Infantil divulga programação de julho no Cinema do CIC

Foto: Filme Meu Amigãozão / DivulgaçãoO Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, na sala Gilberto Gerlach do Centro ...

01/07/2024 19h56
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Filme Meu Amigãozão / Divulgação

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, na sala Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e por ordem de chegada (limitada à lotação do espaço de 136 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

::Confira a programação de julho

Dia 6/7:  Filme “Lotte e o Segredo da Pedra da Lua”
(De Janno Põldma e Heiki Ernits (Estônia / Letônia, animação, 2011, 75 min)
Clasificação indicativa: livre
Uma noite, dois estranhos entram rastejando em Gadgetville, em busca de uma mala pertencente a Klaus, o velho cão viajante. São surpreendidos por Lotte, uma jovem cachorrinha. Aí começa uma grande aventura em busca das misteriosas pedras da Lua. 

Dia 13/7: Sessão de curtas-metragens nacionais (49 min)
Classificação indicativa: livre
Com exibição dos filmes:

Hugo, o monstro
 (de Humberto Avelar, RJ, animação, 2014, 4 min): Hugo é um monstro que mora embaixo de uma cama e tem um problema. Ele não assusta ninguém. Na verdade, ele tem medo de uma criatura desconhecida, maior e mais assustadora, que vive em cima da sua cama. Será que Hugo vai conseguir enfrentar os seus medos? E, afinal, quem será esse terrível monstro?
Disque Quilombola (de David Reeks, SP, ficção, 2012, 13 min): Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, revela-se o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.
O piano (de Marcelo Bala e Andrea Pesek, SP, animação, 2014, 3 min): Um menino carrega um piano no bolso. Mostra o artista como alguém que revela a beleza escondida nas frestas, nos cantos remotos, na natureza, e que catalisa tudo isso em forma de música.
João, o Galo Desregulado (de Camila Carrossine e Alê Camargo, SP, animação,2013, 10 min): Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais
Contadores de Carros (de Guto Pasko, PR, ficção, 2011, 11 min): Três irmãos moram num vilarejo de difícil acesso num rincão do interior do Paraná. O único passatempo deles é o de contar os carros que passam pela localidade. Só que chegam as férias escolares e são levados para ajudar na colheita do sítio de um tio, o que os faz ficar entediados, pois não há lá carros para contar, eles tem um plano.
Meu nome é Maalum (de Luísa Copetti, RJ, animação, 2021, 8 min): Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.

Dia 20/7: 
16h: “Meu Amigãozão – O Filme”
(de Andrés Lieban, Animação, Brasil, 2022, 77 min)
Classificação indicativa: Livre
Yuri, Lili e Matt se preparam para um dia especialíssimo. Mas seus sonhos vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram. 

18h Sessão Extra –  Exibição de estreia do curta realizado como projeto da Escola Olodum Sul
Medo dos vivos
(de Maia Silva, SC, ficção 2024, 13 min)
O Medo dos Vivos é um curta-metragem independente, roteirizado e produzido pelos alunos e alunas da Escola Olodum Sul, a única Escola do Olodum fora de Salvador. Uma Menina, entediada com uma festa à fantasia da escola, acaba ouvindo uma conversa sobre entidades e o sobrenatural, mas tudo é colocado à prova com acontecimentos estranhos, onde ela enfrenta e duvida do próprio ceticismo.
Após a sessão teremos bate-papo com o diretor e os atores.

Dia 27/7:  Sessão de curtas-metragens (55 min)
Classificação indicativa: Livre
Com exibição dos filmes:

Salsicha (de Julia Ocker, Alemanha, animação, 2018, 5 min): O cãozinho Salsicha não entende por que sua parte de trás sempre tem que parar para fazer xixi.
O fim do recreio (de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, PR, ficção, 2011, 18 min): No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história.
Falando de coisas sérias: Nahiara (Hablando de cosas serias: Nahiara) (de Claudia Ruiz, animação, Argentina, 2022, 4 min): Uma menina-monstro pousa em sete lugares diferentes e faz perguntas simples sobre os
direitos das crianças. As vozes dos personagens são produtos de testemunhos reais, extraídos de entrevistas com crianças em um contexto lúdico. Cada monstrinho entrevistado será representado, além da voz, com os gestos de uma criança, e será desenhado por ela após a entrevista.
Bino and Fino – As poderosas muralhas de Benin (Bino and Fino – The mighty walls of Benin) (de Adamu Waziri, Nigéria, animação, 2016, 11 min): Bino e Fino aprendem sobre as poderosas muralhas do Reino do Benin, que agora está localizado na Nigéria. As muralhas de Benin rivalizam em extensão com a Grande Muralha da China. Mas muito poucos sabem sobre elas.
Papagaio Verde (de Anderson Lima, SP, ficção, 2017, 8 min): Ao perder seu papagaio, uma dupla de amigos pensa em invadir um quintal. Mas a vida de um deles está prestes a mudar.
Jussara (de Camila Ribeiro, animação, BA, 2023, 9 min): Jussara é a própria memória da vila onde mora. Conhecida como conselheira e contadora de histórias, encanta e envolve todos em sua volta. Um dia se percebe cansada de guardar tanta informação e decide se livrar de tudo o que tem escrito para viver a sua própria história.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 16h05
27°
Tempo nublado

Mín. Máx. 23°

29° Sensação
0.81 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 10° Máx. 23°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 12° Máx. 25°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias