Terça, 23 de Julho de 2024
49 99111-4949
Agricultura Agricultura

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária lança Câmara Setorial do Bambu

A cadeia produtiva do Bambu passa a contar com o trabalho estratégico da Câmara Setorial do Bambu, lançada oficialmente nessa terça-feira, 25, pela...

25/06/2024 17h50
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A cadeia produtiva do Bambu passa a contar com o trabalho estratégico da Câmara Setorial do Bambu, lançada oficialmente nessa terça-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) junto com a Associação Catarinense do Bambu (Bambu SC), no Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Câmara setorial tem a atribuição de formular e acompanhar a execução de uma política estadual para o setor.

O Bambu é conhecido pelas diversas aplicações, incluindo na construção civil, na produção de papel, na fabricação de utensílios domésticos, na produção de carvão vegetal, na alimentação, no artesanato e na indústria de móveis.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destaca que apesar do potencial, a cadeia produtiva do bambu ainda enfrenta desafios. “Iremos trabalhar pelo crescimento e organização desse setor, discutindo alternativas de estímulo ao desenvolvimento dos produtos e derivados do bambu. A SAR incentivará através da Epagri, cooperativas e entidades o plantio do bambu como alternativa de produção de madeira e combustíveis, para suprir a demanda de madeira já escassa em Santa Catarina”, afirma Colatto.

Segundo o presidente da Associação Catarinense do BambuSC, Hans Kleine, Santa Catarina é o primeiro estado a criar uma Câmara Setorial do Bambu. “Para nós é importantíssimo criar um vínculo com órgãos de governo, poder influir nas políticas públicas. É um passo importante que estamos dando para criar esse ambiente institucional e também incentivar a iniciativa privada”. Um dos desafios é fazer o levantamento de dados sobre a produção do bambu.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O evento também contou com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, UFSC, Epagri, Cidasc, Associação Amigos do Jardim Botânico, Festaesc, Agreco e produtores.

No total, serão 33 Câmaras setoriais na estrutura da SAR. A Câmara é constituída de forma paritária entre sociedade civil e governo, com a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Informações à imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
[email protected]
Fone: (48) 3664-4393

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 16h05
27°
Tempo nublado

Mín. Máx. 23°

29° Sensação
0.81 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 10° Máx. 23°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 12° Máx. 25°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias