Sábado, 22 de Junho de 2024
49 99111-4949
Agricultura Agricultura

Dia do Meio Ambiente: Epagri lança animação sobre diversidade de solos

O livro infantil editado pela Epagri “Começo, meio e fim: o solo é assim” virou uma animação, que foi lançada na terça-feira, 4 de junho, na Esco...

05/06/2024 14h20
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O livro infantil editado pela Epagri “Começo, meio e fim: o solo é assim” virou uma animação, que foi lançada na terça-feira, 4 de junho, na Escola Básica Judite Adelina Schurraus, em Santo Amaro da Imperatriz. A atividade faz parte das comemorações da Epagri referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A animação conta a história do pequeno indígena Ibiacy e seu amigo Tucan, um tatu-canastra muito sabido. Eles partem em uma aventura para conhecer os solos e biomas de algumas regiões da América Latina e Caribe. Foi a forma lúdica que profissionais da Epagri e da UFSC encontraram para apresentar para crianças de 6 a 11 anos alguns dos principais solos que caracterizam os biomas latino-americanos. A obra também serve de apoio pedagógico para escolas, técnicos e agentes comunitários, confira: 

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A realização da animação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Epagri e a UFSC. Assim, alunos e professores do curso de graduação em animação deram vida e movimento às ilustrações de Sol Packer, originalmente publicadas no livro. 

Lúdico e pedagógico

“Traduzir temas relevantes sobre biodiversidade e solos através de publicações lúdicas, com linguagem mais acessível e cativante para as crianças e adolescentes, é uma forma de apresentar temas complexos e estimular o olhar para o ambiente em que elas vivem e a consciência de conservação dos recursos naturais não renováveis dos quais toda a forma de vida depende”, relata Elisângela Benedet da Silva, pesquisadora da  Epagri/Ciram  e uma das autoras do livro. Ela acrescenta que o uso de ferramentas digitais, como a animação, ajudam a divulgar a ciência para públicos específicos, além de auxiliar professores e extensionistas sociais na sensibilização e na promoção de ações de conservação dos recursos naturais nas escolas. 

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O trabalho foi apresentado para cerca de 90 crianças das turmas do 5º e 6º anos que frequentam a escola nos períodos da manhã e da tarde. “A Animação foi muito bem recebida pelos alunos e professores, pois é uma maneira lúdica e diferente de apresentar o conteúdo programático da escola, principalmente falando sobre a Mata Atlântica, o bioma onde estamos inseridos”, pondera Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso, extensionista social da Epagri em Santo Amaro da Imperatriz, que desenvolve um amplo trabalho de educação ambiental no município. Liagreice é também a narradora do vídeo. 

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Liagreice relata que a escola Judite Adelina é parceira da Epagri nas atividades relacionadas ao meio ambiente. Possui brechó solidário, coleta de tampinhas plásticas, lacres, pilhas, baterias, óleo de cozinha e conta com um container para a separação de recicláveis para posterior venda e arrecadação de fundos para a Associação de Pais e Professores. Além disso, uma horta escolar apoia as aulas de ciências e a alimentação dos estudantes.

Autores e colaboradores

Além de Elisângela, Liagreice é uma das autoras da publicação, juntamente com Argeu Vanz e Ivan Luiz Zilli Bacic, todos da Epagri. Arcangelo Loss, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, também é autor. A animação contou ainda com a colaboração de Flávio Andaló, professor do curso de animação da UFSC,  Aline Cardozo Pereira e Paola Azevedo, servidoras do CCA, Estéfano Ruis e Giovana Nicóli, estagiários do curso de animação da UFSC. 

O livro “Começo, meio e fim: o solo é assim” pode ser baixado gratuitamente no  site da Epagri .

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 17h05
28°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

31° Sensação
1.93 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 14° Máx. 21°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias