Sábado, 22 de Junho de 2024
49 99111-4949
Agricultura Agricultura

Feira do Mel de SC recebe 55 mil visitantes e comercializa 53 toneladas de mel e derivados

Variedade de produtos das abelhas chama a atenção do público e expande o mercado para os apicultores (Fotos: Divulgação/Epagri)Os resultados da 23ª...

05/06/2024 14h20
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Variedade de produtos das abelhas chama a atenção do público e expande o mercado para os apicultores (Fotos: Divulgação/Epagri)

Os resultados da 23ª  Feira do Mel de Santa Catarina  confirmaram a trajetória de sucesso desse evento que, anualmente, aproxima apicultores e consumidores para a venda direta de produtos das  abelhas . Entre 8 e 11 de maio, 55 mil pessoas passaram pelo Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, e conferiram a qualidade dos produtos catarinenses. As vendas somaram 53 toneladas de mel e derivados em quatro dias de feira.

Os números destacam o poder dessa cadeia produtiva para gerar renda, incluir os pequenos produtores e fortalecer a economia. A feira reuniu 250 produtores em 26 estandes, e um desses espaços foi dedicado exclusivamente aos produtos das  abelhas nativas (sem ferrão) . “Essa iniciativa, promovida pela Câmara Setorial, representa um importante passo para a valorização e o reconhecimento das espécies nativas. Isso amplia as oportunidades no mercado”, avalia Rodrigo Durieux da Cunha, coordenador de apicultura na Epagri.

Produtos das abelhas

A diversidade de produtos também chamou a atenção do público. “Muitos produtores estão investindo em produtos como própolis, pão de mel, aguardente de mel e hidromel, o que não só agrega valor aos negócios, mas também amplia as opções para os consumidores”, acrescenta Rodrigo.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Anualmente, a Feira do Mel também promove a educação e a conscientização ambiental dos visitantes. O espaço recebeu visitas de escolas, permitindo que centenas de crianças aprendessem sobre a importância social, econômica e ambiental das abelhas, além dos benefícios dos produtos para a alimentação.

A Feira do Mel de Santa Catarina é organizada em parceria entre Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina ( Faasc ), Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e Prefeitura de Florianópolis. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 17h05
28°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

31° Sensação
1.93 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 14° Máx. 21°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias