Sábado, 22 de Junho de 2024
49 99111-4949
Agricultura Agricultura

Semana do Meio Ambiente contará com eventos sobre agricultura sustentável em Atalanta

Agricultores, técnicos, estudantes e outros profissionais estarão em Atalanta entre 4 e 6 de junho para o VIII Encontro Catarinense do Sistema Plan...

29/05/2024 12h18
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Agricultores, técnicos, estudantes e outros profissionais estarão em Atalanta entre 4 e 6 de junho para o VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto e o IV Encontro Estadual do Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O evento acontece no salão e no pátio da igreja no centro do município e é promovido pela Epagri, em parceria com a prefeitura, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati (Aeari).

Os eventos acontecem na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data não foi escolhida por acaso, já que o evento se propõe a impulsionar a adoção de práticas sustentáveis na agricultura na região e no Estado.

Juliane Garcia Knapik Justen, extensionista e coordenadora do programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, explica que a região do Alto Vale do Itajaí, onde fica Atalanta, enfrenta um desafio crítico relacionado à degradação do solo, especialmente devido à erosão acelerada. Os municípios locais também são atingidos por inundações recorrentes, resultando inclusive no assoreamento dos leitos dos rios. 

“A erosão, resultante muitas vezes de práticas inadequadas, tem impacto direto na fertilidade do solo, na qualidade da água e na estabilidade dos ecossistemas locais”, argumenta a extensionista. Desta forma, “o evento visa não apenas abordar boas práticas agrícolas, mas também confrontar esse desafio crucial, promovendo ações efetivas para conter a erosão do solo e a sustentabilidade do ambiente agrícola no Alto Vale do Itajaí e no Estado”, detalha. 

Programação

A programação é formada por palestras, minicursos, exposição de máquinas e equipamentos, estandes institucionais, homenagens, apresentação de trabalhos temáticos, além de trocas de sementes e mudas. Ainda estão programadas uma tarde de campo na Estação Experimental da Epagri em Ituporanga e visitas técnicas. Entre as atividades paralelas, destaque para o evento especial para  jovens  e escolares.

São esperados produtores das principais cadeias produtivas da região, incluindo grãos, pecuária, fruticultura, olericultura e fumicultura. O evento é direcionado ainda a lideranças locais e regionais, estudantes, extensionistas, pesquisadores, técnicos agrícolas e profissionais do setor que têm envolvimento com a temática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas  aqui .

O primeiro encontro de plantio direto de Santa Catarina aconteceu em  1985, em Xanxerê. A edição mais recente foi realizada em Bela Vista do Toldo, em 2022, com público aproximado de  600 pessoas. Encontros estaduais de SPDH acontecem desde 2016.

Sobre SPDH

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Juliane explica que o sistema de plantio direto vem sendo consolidado ao longo de 30 anos, visando a saúde das plantas e a condução do agroecossistema para produzir alimentos seguros, limpos e com respeito ao meio ambiente. O  SPDH  busca a acumulação de carbono e a modernização da agricultura, com uma abordagem tecnológica inclusiva para a agricultura familiar. Prevê uma série de práticas conservacionistas, a principal delas a proteção permanente do solo com palhada, utilizando plantas de cobertura. 

Com 3.227 habitantes, Atalanta é conhecida como Capital Ecológica de Santa Catarina, devido ao comprometimento com a preservação ambiental. Também é chamada pelos moradores de “Cidade Jardim da Mata Atlântica”. Conta com um dos maiores viveiros de mudas nativas do Brasil, o Viveiro Jardim das Florestas, da Apremavi, com capacidade para produzir 1,5 milhão de mudas por ano. A agricultura diversificada desempenha um papel crucial na economia local, que também é impulsionada pelo agroturismo e ecoturismo.

Serviço

O quê: VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto e o IV Encontro Estadual do Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)
Quando: entre 4 e 6 de junho
Onde: no salão e no pátio da igreja do Centro de Atalanta
Mais informações e inscrições no site do evento

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 17h05
28°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

31° Sensação
1.93 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 14° Máx. 21°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias