Sábado, 22 de Junho de 2024
49 99111-4949
Agricultura Agricultura

Potencial econômico: Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura é lançada em Chapecó

Santa Catarina passa a contar com uma Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura. A criação foi oficializada no último sábado,18, em evento realizad...

20/05/2024 11h01
Por: Redação VejaSC Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Santa Catarina passa a contar com uma Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura. A criação foi oficializada no último sábado,18, em evento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, em Chapecó. Na Câmara temática são aprofundados os debates sobre as políticas públicas necessárias para esse setor.

 No lançamento o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto destacou o potencial dessa atividade como propulsora da economia catarinense. “A cadeia produtiva de ovinos e caprinos tem notoriedade no mercado nacional e grande potencial para exportação. Com essa Câmara setorial buscamos ampliar a força desses setores para trabalharmos de forma integrada no desenvolvimento desse potencial econômico, destacando mais uma atividade para o pequeno produtor”, afirma Colatto.

O evento contou com o apoio da Fecoagro, Sebrae, Faesc e Acic Chapecó. Teve na coordenação o Sindicato Rural de Chapecó. Participaram lideranças e produtores da região e representantes da Udesc, UFSC, Uceff, cooperativas – entre elas a Alfa, associações e de indústrias.

O produtor de ovelhas Genir Scheffer, do Distrito de Marechal Bormann, de Chapecó, participou do evento. “A criação da Câmara Setorial é importante para fortalecer e valorizar o setor da criação de ovelhas, no sentido para reivindicarmos juntos demandas de assistência técnica, redução de carga tributária, apoio tecnológico e tendências de mercado”, afirma Scheffer.

A Ovinocultura e Caprinocultura são importantes atividades que contribuem na diversificação agropecuária em Santa Catarina e na manutenção da agricultura familiar. Segundo dados da Epagri/Cepa (2023), o rebanho de ovinos de SC é 348,1 mil cabeças, são aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, com 3,8 mil caprinocultores.

No total serão 33 Câmaras setoriais na estrutura da SAR. A Câmara é constituída de forma paritária entre sociedade civil e governo, com a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quilombo, SC
Atualizado às 17h05
28°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

31° Sensação
1.93 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 14° Máx. 21°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias